Conselho de Desenvolvimento viabiliza programa pioneiro de capacitação para vereadores.

Em reunião ocorrida na terça-feira, 8 de dezembro, no Sindinova, o SEBRAE apresentou um programa inovador no país para capacitação de vereadores. O projeto piloto foi articulado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social com adesão dos parlamentares eleitos de Nova Serrana. Participaram, de forma presencial ou on-line, 11 edis, seis conselheiros e três representantes do SEBRAE.


O objetivo é engajar os vereadores nas temáticas relacionadas ao desenvolvimento econômico da cidade. Também estão compreendidas no cronograma a importância dos pequenos negócios e a construção de políticas públicas com a finalidade de geração de empregos, elevando a renda das pessoas e aumentando o reconhecimento de Nova Serrana.


Projeto Inovador

Durante a reunião, o gerente regional Centro-Oeste do SEBRAE, Leonardo Mól, explicou sobre projeto, que é uma iniciativa inédita, e afirmou que as atuações irão impactar positivamente nas ações entre executivo e legislativo.

“É a primeira capacitação que estamos fazendo no Brasil. Vocês (vereadores) irão participar deste projeto piloto, mas também serão os pioneiros no Brasil a serem preparados para o desenvolvimento econômico da cidade. Acredito que trabalhar executivo e legislativo com projeto de cidade é salutar para o ambiente. Este trabalho que estamos iniciando hoje é o pontapé para inaugurar uma nova proposta para a jornada de desenvolvimento de Nova Serrana”, enfatizou Mól.


Parceria

No encontro, o analista Técnico do SEBRAE e ex-prefeito de Congonhas, Anderson Cabido, com longa experiência em políticas de desenvolvimento, falou sobre o conteúdo do curso e propôs um trabalho de parceria com os vereadores, dando suporte nas ações mesmo após a finalização do treinamento.

“O nosso objetivo é dar elementos que possam ajudar os vereadores na contribuição para o município. Trazer compreensão de ações simples que possam ser desenvolvidas e lideradas pela Câmara e que impactam, verdadeiramente e de forma decisiva, na vida das pessoas. Queremos ajudá-los na construção de boas políticas públicas, de bons projetos de lei, de boas iniciativas que possam ser levadas a cabo pelo mandato”, ressaltou Cabido.


O curso

O Workshop tem carga horária de oito horas divididas em dois dias. Na programação estão contidas uma série de atividades como: palestras, debates, oficinas e dinâmicas. Ficou definido que o curso será realizado nos dias 21 (à tarde) e 22 (pela manhã).

O público-alvo são os 13 vereadores eleitos mais um assessor de cada, dois representantes da Prefeitura e dois representantes do Conselho. No final, será fornecido um certificado para todos os participantes.


Avaliação

Para o presidente do Sindinova, Ronaldo Lacerda, a expectativa do curso é alta e evidenciou o trabalho realizado pelo SEBRAE.


“Queria agradecer ao SEBRAE, porque preparar um conteúdo e ter uma boa aceitação não é uma coisa fácil, mas o SEBRAE já trabalha com outros municípios e tem este know-how (conhecimento). Estão falando em projeto piloto, mas eles já são piloto há muito tempo”, frisou Lacerda.


O presidente da CDL, Rinaldo Correa, salientou a importância da proposta e a possibilidade de mudar a forma de se fazer política.

“Eu creio que é muito gratificante para nós, como sociedade civil organizada, poder ser piloto. É uma iniciativa muito importante e é uma honra para nós poder participar deste momento do município. Para mim é um marco e acredito que podemos fazer, realmente, uma Nova Serrana diferente”, ponderou Correa.

41 visualizações